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Coloque o atendimento em primeiro lugar


Muitas lojas físicas e virtuais tratam o atendimento ao cliente como um trabalho que deve ser feito após fechar algum venda para resolver reclamações, o que resulta em Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) meramente receptivos, à espera de algum problema para então entrar em ação.

Em cenário cada vez mais competitivo e em uma situação de retração econômica, o atendimento deve ser visto não como um mero departamento, mas como uma prática de todos em seu comércio. Sem clientes, não existem vendas e, sem vendas, seu negócio acaba inviável.

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Para medir a qualidade de seu atendimento, leve em conta em primeiro lugar as opiniões dos clientes e seu comportamento. Quando a compra é finalizada, ele fala bem de sua loja para outras pessoas e, principalmente, quando ele volta para comprar mais coisas, são sinais de eu seu atendimento está sendo eficaz.

Agora, se está ocorrendo exatamente o contrário, é bom agir o quanto antes. É muito mais fácil falar mal e reclamar de um atendimento ruim do que elogiar algo bem efeito, e em épocas  de redes sociais, este tipo de comentário se espalha rapidamente e, além de perder um cliente, perdemos também diversos outros clientes em potencial.

Procure antecipar o que o cliente espera encontrar ao entrar em sua loja. Faça pesquisas e cadastros, analise e observe hábitos, cruze dados de vendas e produtos. E leve em conta que é bom ou certo para você não é necessariamente a mesma coisa para seus clientes.

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Um erro comum é querer agradar a todos. Isso é impossível e no final o atendimento é tão genérico que, por mais que seja bom, acaba sem diferencial nenhum. Foque em clientes potenciais e naqueles que já são costumeiros em sua loja. Faça atendimentos mais personalizados, mas não confunda isso com atendimentos diferenciados. Todos que entram em seu comércio devem ser respeitados e bem tratados.

O bom atendimento começa na preparação da sua equipe, passa pelo processo de venda em si e continua na pós-venda. Prometa somente aquilo que pode entregar, respeite seus clientes e faça do atendimento seu foco principal.

(Imagens: reprodução)

 



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