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Vendedoras motivadas! Saiba como calcular comissão para vendedoras de roupas.


 

A comissão dos vendedores é adotada por muitas lojas do varejo para criar um estímulo a mais para os profissionais se empenharem ao máximo em suas atividades e com isso fecharem um número maior de vendas.

Acontece que ao mesmo tempo em que a prática serve de incentivo, ela pode se tornar um grande problema para os lojistas, sobretudo quando o processo se dá de forma aleatória, sem nenhum planejamento.

Se você está perdido e não sabe ao certo o que fazer em relação ao comissionamento do seu time de vendas, então chegou o momento de você entender um pouco mais sobre esse assunto.

Saiba como calcular comissão para vendedoras de roupas com o máximo de eficiência e sem prejudicar as finanças do seu negócio!

calcular comissão para vendedoras

Percentual sobre o valor de cada venda realizada

Essa modalidade de comissão é uma das mais utilizadas no varejo, pois além de ser de fácil implantação, envolve um percentual fixo que torna o controle dos gastos mais efetivo.

Aqui o cálculo é fácil de entender e cria total transparência com as vendedoras da sua loja, já que facilita o entendimento de qual valor exato será adicionado ao salário mensal de cada colaboradora.

No entanto, a comissão de vendedoras com percentual fixo pode não ser a mais apropriada para lojas de roupas que trabalham com produtos de alto valor e que possuam pequena margem de lucro, por exemplo.

Comissão baseada na margem de lucro

Ao considerar a lucratividade da loja para entender como calcular comissão para vendedoras, o gerente consegue definir com exatidão o valor que pode oferecer, sem que isso abale a saúde do negócio.

Nesse tipo de comissão, a remuneração extra a ser adicionada aos rendimentos de cada funcionária também é fixada por cada venda efetuada, porém o cálculo é realizado com base na margem de lucro e não sobre o valor de venda de cada item.

Portanto, a comissão das vendedoras da loja, nesse caso, costuma variar na mesma proporção que a lucratividade reconhecida e comprovada em cada período (mês).

Comissão pelo desempenho da equipe

Se o seu objetivo for, além de dar uma movimentada nas vendas através do incentivo, criar meios de deixar a equipe de vendas o mais integrada possível, o caminho é: criar uma comissão pelo desempenho do time de vendas.

Nesse tipo de comissão é determinado um percentual sobre todo o volume de vendas realizado pela equipe, que posteriormente será dividido igualmente entre as vendedoras da loja.

Mas vale lembrar que é preciso ser justo ao aplicar esse modelo, tendo um time equilibrado e de alto desempenho. Caso contrário, muitas vendedoras que não se esforçam tanto vão se aproveitar daquelas que trabalham com total dedicação.

Fique de olho, pois isso pode gerar revolta e contribuir para que boas vendedoras deixem a sua loja!

Comissão progressiva

Existe ainda uma possibilidade muito interessante de como calcular comissão de vendas para vendedoras e melhorar sua performance: o modelo de comissão progressiva.

Nesse tipo de comissão o intuito é estabelecer um percentual cada vez maior à medida que certas metas forem sendo alcançadas. Entretanto, é importante elaborar metas que estejam de acordo com a realidade do negócio e do mercado.

Caso contrário, as vendedoras da sua loja poderão se sentir desmotivadas pela dificuldade de conseguir atingir metas superdimensionadas, por exemplo.

Outro ponto importante é que a progressão da comissão deve ser sempre baseada nos lucros gerados, não extrapolando os limites do orçamento, evitando assim prejuízos para o negócio.

Premiação por rendimento

A premiação é uma forma excelente de incentivar as vendedoras de lojas de roupas e pode ser combinada com as modalidades de comissão descritas acima, levando em conta suas características.

Nas comissões fixas, por exemplo, você pode oferecer uma viagem por ano para a vendedora que se destacou e demonstrou a melhor evolução dos últimos tempos.

Porém, se o tipo de comissão for por desempenho do time de vendas, torna-se mais viável realizar um sorteio entre as vendedoras. Pode ser um kit com produtos da loja, um curso de aperfeiçoamento na área e por aí vai. As possibilidades são infinitas!

Agora que você já está por dentro de como calcular comissão para vendedoras, avalie cada modelo existente, faça a escolha certa e mantenha sua equipe sempre motivada!

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