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Como evitar a inadimplência em loja de roupas


Não tem jeito, quem trabalha com vendas vai, em algum momento, se deparar com clientes que não cumprem os prazos de pagamento ou simplesmente deixam de pagar pelas compras que efetuaram.

Infelizmente essa é uma situação que preocupa muito os lojistas, pois estes se vêem obrigados a criar formas eficazes de evitar a inadimplência e de garantir, caso ocorram calotes, que a saúde financeira da empresa seja minimamente impactada.

Se você é proprietário de uma loja de roupas e teme a inadimplência dos clientes, saiba que é possível tomar medidas preventivas para evitar esse tipo de situação e ter o controle financeiro do seu negócio em suas mãos.

Como evitar a inadimplência em loja de roupas:

Como evitar a inadimplência em loja de roupas

Tenha um cadastro completo e atualizado de seus clientes

Para evitar que a inadimplência seja um grande problema para sua loja de roupas, tenha um sistema completo que reúna todas as informações sobre os clientes, desde dados pessoais até o histórico de compras. Assim é possível visualizar amplamente os hábitos de consumo, formas e possíveis atrasos nos pagamentos, o que torna mais fácil negar ou não determinadas condições de pagamento.

Venda apenas com nota fiscal

Por lei, o dono de qualquer estabelecimento comercial precisa emitir notas fiscais para que o valor seja declarado na cobrança de impostos e para que os direitos dos consumidores sejam devidamente respeitados.

Além disso, a nota fiscal garante também que os direitos do vendedor estejam assegurados e possam ser reivindicados, caso seja necessário. Elas, quando registradas, de preferência com nome e CPF do comprador, servem como prova em caso de situação judicial.

Alerte o devedor antes que a dívida se acumule

Se houver atraso no pagamento, informe ao cliente a situação, de modo que ele não se sinta pressionado ou constrangido com a abordagem, pois uma postura agressiva e taxativa pode dificultar o pagamento da dívida pelo comprador. Para facilitar a cobrança, estabeleça um protocolo, que pode ser seguido da seguinte forma:

  • envie uma mensagem para o meio de contato do cliente (e-mail, telefone, carta);
  • bloqueie futuras compras até que a dívida seja quitada ou justificada;
  • reúna as notas fiscais para o caso de haver uma disputa judicial;
  • caso não haja resposta, envie uma segunda, terceira notificação, falando sobre a possibilidade de processo;
  • se a dívida não for paga, entre com a ação judicial.

Recompense os bons credores

Como forma de evitar a inadimplência em sua loja de roupas, ofereça recompensas para compradores que estão em dia com seus pagamentos. Desse modo, os clientes que costumam atrasar parcelas podem se sentir estimulados a ter a mesma conduta. Algumas formas de recompensa podem ser: brindes, cupons de desconto, acesso antecipado a novos produtos e desconto cumulativo no programa de fidelidade.

Negocie as dívidas quando necessário

Muitos clientes inadimplentes precisam apenas de uma oportunidade de negociação, pois muitas vezes eles se vêem atolados de dívidas e não conseguem dar conta devido à perda do emprego ou alguma emergência na vida pessoal ou familiar.

Nesse sentido, é possível negociar juros, prazos e outros valores para que a dívida possa ser paga e ambas as partes saiam satisfeitas, já que o lojista terá um retorno mínimo de seu produto em vez de entrar numa disputa judicial extremamente desgastante.

Adotando essas medidas, você reduzirá significativamente a inadimplência em sua loja de roupas. Seja firme!



1 Comentário

  1. Luciana disse:

    Muito boa essa nota e pretendo a partir de agora mudar as minhas maneiras de trabalhos.

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