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Como vender de novo para o mesmo cliente?


Vender já não é uma tarefa das mais fáceis, vender de novo para o mesmo cliente é um grande desafio que muitos lojistas e vendedores enfrentam no dia a dia.

Mas como é possível realizar outras vendas para os clientes que adquiriram uma única vez produtos na sua loja?

Bem, há dois momentos cruciais que devem receber o foco de sua atenção para que alcance esse objetivo: o primeiro ocorre enquanto o cliente ainda se encontra na loja e o outro após a sua saída.

dicas para vender de novo para o mesmo cliente

O primeiro momento retrata a situação em que o cliente entrou na loja para comprar apenas um produto e você precisa convencê-lo de levar itens similares ou complementares, por exemplo.

A segunda situação ocorre a partir da saída do cliente da loja após efetuar uma compra, onde surge para você a grande oportunidade de fazê-lo retornar através da realização de um pós-venda eficiente e focado na fidelização do mesmo.

Nos dois casos, vender de novo para o mesmo cliente é um grande desafio que demanda certa habilidade e desprendimento.

Veja algumas dicas para aumentar as suas chances de sucesso:

Invista em treinamento para sua equipe de vendas

Clientes satisfeitos são mais fáceis de voltar e por esse motivo é preciso oferecer um excelente atendimento, através de profissionais responsáveis, comprometidos e que tenham brilho nos olhos.

Para tanto, você deve se preocupar em oferecer treinamento para que sua equipe de vendas atenda de forma eficiente as expectativas dos clientes de sua loja e facilite a fidelização dos mesmos.

Vendedores atualizados e motivados podem ajudar e muito a vender de novo para o mesmo cliente, na medida em que estão mais aptos a exercer o poder de convencimento.

Crie um cadastro do cliente com uma breve pesquisa

Aproveite a primeira compra do seu cliente para realizar o cadastro do mesmo em sua loja e criar um vínculo. Para isso você pode fazer uso de um sistema eficiente de gestão ou de um CRM.

Para o cadastro ficar mais completo, insira algumas perguntas ligadas à natureza do seu negócio, que o farão entender um pouco sobre os hábitos e preferências de seus clientes.

Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, pergunte sobre os itens que mais costuma comprar, se gosta de um estilo casual ou mais refinado e se gosta de seguir as cores e tendências de moda. Dessa forma, fica muito mais fácil direcionar uma promoção e personalizar o atendimento.

Estabeleça uma política de relacionamento

Todo negócio de varejo vez ou outra realiza oferta de produtos, promoções e divulga lançamento de novas coleções. E é justamente nessa hora que o lojista e sua equipe de vendas devem aproveitar para entrar em contato com os clientes.

Para deixar seus clientes informados sobre novidades e preços especiais, envie mensagens através de e-mail marketing, WhatsApp e divulgue em todas as redes sociais em que sua loja estiver presente.

E não esqueça: envie uma mensagem em datas especiais, principalmente aniversário!

Aposte em um pós-venda eficiente

O pós-venda é a etapa que se inicia logo após a aquisição de um produto ou serviço pelo cliente. É o momento em que você deve ir atrás do feedback do mesmo para entender se ele ficou satisfeito com a compra que realizou em sua loja, agradecer pela preferência e ouvir críticas e sugestões.

Essa é uma forma bastante eficaz para fortalecer o relacionamento com os clientes e tentar da melhor forma possível retê-los. Portanto, pode ser sua grande oportunidade de vender de novo para o mesmo cliente, não é mesmo?

Aproveite todas as dicas acima e fidelize um número cada vez maior de clientes. Conte para nós suas conquistas e dificuldades!

 

(Imagens: reprodução)



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