Blog » Negócios » Conheça alguns mitos sobre vendas e saiba como evitá-los

Conheça alguns mitos sobre vendas e saiba como evitá-los


Em busca de soluções fáceis ou fórmulas prontas, muitos empresários e empreendedores acabam recorrendo a lugares-comuns na hora de recrutar e treinar suas equipes de vendas. O problema é que nem sempre o que é aplicado em um tipo serve pra outro. Isso, somado a uma profusão de palestrantes e vídeos de supostos especialistas em vendas, acaba por facilitar espalhar conceitos equivocados como se fossem verdade universais.

Além de nem todos os conselhos servirem para todos os tipos de vendas, temos quer levar em consideração que este tipo de trabalho evoluiu muito nas últimas décadas e aquele vídeo motivacional de 1991, por mais divertido e convincente que seja, pode estar tremendamente desatualizado.

Por isso mesmo, vamos analisar alguns dos mais difundidos mitos de do ramo de vendas e porque devemos ignorá-los.

01-mitos-vendas-varejo

Insistir até o cliente comprar

Uma boa venda ocorre de forma natural, quase como uma conversa com seu cliente. O vendedor identifica a necessidade ou desejo de uma pessoa, oferece algo que vai ao encontro disso e o negócio é fechado. Se existe a necessidade de “forçar a barra” para alguém adquirir uma peça, algo está errado. Essa venda até pode se feita, mas é um cliente que dificilmente voltará a sua loja.

 

Quanto mais clientes, melhor

Muito mais importante do que ter sua loja cheia de possíveis compradores é ter a certeza de que quem entrou ali é de fato alguém que vai realizar uma compra. O ideal é que as pessoas entrem em sua loja ou seu site já sabendo que ali está o que elas procuram. Por isso é fundamental o trabalho de divulgação e publicidade, seja ele em vitrines, sites ou flyers.

Após uma venda ter sido feita, começa o processo de fidelização deste cliente, pois assim ele sempre voltará a comprar roupas em sua loja. Aqui é onde o trabalho de pós-vendas age. Cadastro, esclarecimento de dúvidas e reclamações, informes de coleções novas e descontos podem fazer com que um comprador casual retorne sempre.

02-dicas-de-vendas-roupas-varejo

Vender é uma Arte

Como em qualquer atividade humana, é natural que algumas pessoas tenham mais aptidão para vendas que outras. Mas, exatamente como em qualquer outro ramo, a excelência pode ser atingida com treinamento, prática diária e aquisição de experiência. A ideia de que um vendedor é alguém que possui um dom só faz com que as pessoas não se sintam à vontade para atuar na área.

 

Todo vendedor é extrovertido

Praticamente um complemento do mito anterior. Muitos acreditam que um bom vendedor é uma mistura de apresentador de programa de auditórios com um comediante de stand-up, sempre alegres, divertidos e com ótimas sacadas. Nada mais distante da verdade. Um vendedor não tem que falar o tempo todo, mas sim escutar muito. Somente assim ele vai conseguir identificar o que o cliente precisa e atendê-lo corretamente. Muito mais do que extroversão, a empatia precisa ser cultivada.

03-vendas-roupas-varejo-marketing

(Imagens: Reprodução)



0 Comentários

Deixe o seu comentário!