Blog » Negócios » Delegue tarefas e trabalhe melhor

Delegue tarefas e trabalhe melhor


Quando abrimos nossa loja ou começamos a revender roupas, é comum que acabemos cuidando de todos os processos do negócio. Mas quando ele cresce e passamos a ter sócios e funcionários, muitas vezes ficamos com a sensação de que o volume de trabalho aumenta com o número de pessoas. A solução para isso é muito simples: delegue tarefas.

tarefa-certo-02

Quando contratamos pessoas para trabalhar conosco, o fazemos para que possam cuidar do dia a dia do seu comércio enquanto cuidamos de tarefas de gerenciamento e planejamento. E para sua empresa crescer mais ainda, provavelmente terá que contratar gerentes para que você possa se concentrar em marketing, reuniões e afins. Nada disso será possível se você ainda tiver que abrir a loja, atender compradores, cuidar do estoque, entre outras coisas.

Contratar pessoas de confiança e adequadas para os cargos não adianta nada se você não deixar que exerçam as funções. No final, acabamos com mais trabalho e mais gastos. Vamos então analisar como a divisão de tarefas entre todos os colaboradores pode ser benéfica para você e seu negócio.

tarefa-certo-03

Delegar é muito mais que passar a tarefa para outra pessoa. É necessário planejamento e treinamento para que o novo responsável por algo possa cuidar corretamente daquilo.

O planejamento abrange a divisão de todas as tarefas que envolvem sua loja, quais são exercidas por quem e quais as que você realiza. Veja quais são suas tarefas diárias, semanais e mensais. Feito isso, estude as tarefas que podem ser delegadas e quem são funcionários que possuem o perfil para exercê-las.

Durante o processo, pode ser que você descubra que não existe alguém entre seus funcionários para o cargo desejado. Nesse caso, o mais indicado é contratar alguém que já tenha experiência na função.

Chegou então a hora do treinamento. É essencial que a pessoa escolhida não só esteja familiarizada com todos os processos, mas tenha autonomia para realizá-los. Se ela precisar consultar você a todo momento, não faz sentido delegar essa tarefa.

tarefa-certo-01

Por fim, nunca se esqueça de criar uma rotina de fiscalização do trabalho exercido. Assim é possível fazer eventuais ajustes logo no início e analisar o impacto do funcionário em melhorias no processo.

O mais importante é perceber que isso afeta as rotinas de todos os envolvidos no trabalho e usar essas mudanças para melhorias. Então esteja aberto a sugestões e foque-se nos resultados!

(Imagens: Reprodução)



0 Comentários

Deixe o seu comentário!