Blog » Negócios » Dicas financeiras para quem quer abrir uma loja de roupas

Dicas financeiras para quem quer abrir uma loja de roupas


Para quem quer abrir uma loja de roupas, planejar com cuidado as finanças é fundamental para garantir não só o prolongamento da vida de seu negócio, mas seu sucesso contínuo.

como abrir uma loja

É preciso definir gastos, prioridades, escolher os fornecedores de melhor custo-benefício, controlar o fluxo de caixa, o estoque… Ou seja, fazer uma gestão financeira clara e eficiente.

Para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas dicas financeiras:

Invista em um planejamento estratégico

Se ainda não está familiarizado com o termo, aí vai uma definição: o planejamento estratégico é um documento elaborado pela empresa, evidenciando os objetivos para crescimento e consolidação do negócio.

Através de elaboração do planejamento estratégico, você consegue obter dados e construir relatórios que auxiliarão no desenvolvimento da loja, promovendo um controle financeiro eficiente para sustentar todo esse processo.

Mantenha um controle de estoque eficiente

Estoque é dinheiro investido, por isso precisa ser bem controlado. Ele impacta diretamente na qualidade do serviço e no nível de vendas de uma empresa, por isso é importante que você invista em uma estratégia de gerenciamento e fiscalização, mantendo um registro rigoroso da entrada e da saída de mercadorias.

Falhas relacionadas ao armazenamento e controle dos produtos podem gerar perdas, resultando em sérios prejuízos para as finanças e imagem da loja. Imagine a situação de não conseguir suprir a demanda ou ter prejuízos com mercadorias danificadas ou paradas no estoque?

Saiba mais como controlar seu estoque clicando aqui.

Terceirize o serviço

Contratar uma empresa de contabilidade é uma das escolhas mais acertadas a se fazer ao abrir um novo negócio. Contando com uma empresa especializada, você poderá se dedicar as outras áreas da empresa sem ter que se preocupar com questões contábeis específicas, que demandam muita atenção e trabalho.

Tenha um capital de giro

Para manter as atividades em funcionamento é preciso ter um capital de giro. Se você ainda não tem conhecimento de quanto precisa, terá que acompanhar o fluxo de caixa, que consiste no registro das entradas (receitas) e saídas (gastos) do seu negócio.

Após conhecer a movimentação do dinheiro da loja, bem como as datas de todas as contas, você poderá utilizar o planejamento financeiro para estimar a sua real necessidade de capital de giro.

Você pode também realizar projeções no fluxo de caixa para ter noção de quanto vai receber e gastar dentro de um determinado período. Com isso, a loja cria condições para ter uma saúde financeira que a torne competitiva no mercado.

Tenha um fundo de reservas

Manter um fundo de reservas é fundamental para se arcar com imprevistos e despesas extraordinárias. Além disso, ele serve também para efetuar pagamento de férias dos funcionários, demissão, 13º salário e indenizações.

Lembre-se: melhor prevenir do que remediar!

Tome cuidado com a inadimplência

Tenha cuidado ao facilitar o crédito, pois isso pode desequilibrar suas finanças. É claro que o que você mais quer é melhorar o nível de vendas da sua loja, mas antes de aumentar a concessão de créditos você precisa efetuar devidamente os cadastros e ter controle de garantia que seus clientes vão pagar o que devem.

Consumidores inadimplentes podem quebrar o fluxo de caixa e atrapalhar o crescimento do seu negócio!

 

E então, quais foram seus desafios financeiros quando decidiu abrir uma loja de roupas? Compartilhe conosco!

(Imagens: Reprodução)



0 Comentários

Deixe o seu comentário!