Blog » Negócios » Dicas infalíveis para ser um ótimo vendedor

Dicas infalíveis para ser um ótimo vendedor


Um bom vendedor reúne boas qualidades e domina as técnicas. Já um ótimo vendedor consegue fazer o mesmo, mas vai um pouco além: ele procura evoluir com a busca contínua de conhecimento, consegue dominar as emoções e desenvolver relações duradouras com os clientes.

Sua principal característica é considerar cada frustração como uma oportunidade de se reinventar através de novas abordagens, argumentos e desenvolvimento de novas habilidades melhorando, assim, a qualidade do seu trabalho como vendedor.

dicas para ser ótimo vendedor

São muitos os fatores que contribuem para que um vendedor seja bem sucedido. Por isso, separamos algumas dicas infalíveis para te ajudar a maximizar o seu potencial e ser um ótimo vendedor. Veja!

Transmita entusiasmo

Demonstrar entusiasmo por aquilo que se faz oferece maior segurança para oferecer a solução que o cliente tanto procura e ajuda a contornar as objeções do mesmo. Além disso, o entusiasmo tem o poder de contagiar o cliente que, certamente, sairá da loja muito mais feliz e satisfeito após efetuar sua compra.

Apenas tome cuidado para não parecer falso.

Invista na aparência

A aparência é tudo! Vestir-se bem, cuidar das unhas, cabelo, se perfumar é fundamental, pois um visual desleixado não atrai clientes. Seja cuidadoso com você mesmo e adote uma postura que combine com a empresa ou marca que representa.

Pense grande

A ambição e a vontade de crescer devem ser o combustível para seu sucesso. Acredite em você e no seu potencial e pense ser capaz de negociar grandes quantidades e valores com um número maior de clientes, cada vez mais.!

Invista em você

É indispensável para um ótimo vendedor investir na sua qualificação. Leia boas obras e artigos de vendas e procure o apoio do SEBRAE para realizar cursos à distância ou presenciais. Isso pode dar uma turbinada na sua atuação como vendedor!

Poupe o tempo do cliente

Os clientes não estão mais dispostos a perder tempo, eles querem tudo para ontem e muitas vezes sabem muito bem o que estão buscando. Portanto, simplifique sua abordagem, seja direto e foque nos benefícios dos produtos que está oferecendo, mas jamais seja superficial.

Trabalhe duro

Nenhuma conquista vem sem esforço, não é mesmo? Por isso você precisa se dedicar bastante a sua profissão e se aperfeiçoar. Por mais cansativa que possa ser sua rotina, vale a insistência e a persistência, pois o reconhecimento virá mais cedo ou mais tarde.

Além dessas dicas de ouro, selecionamos para você os erros mais comuns que podem afetar o resultado do seu trabalho como vendedor e, por isso mesmo, precisam ser evitados. Confira!

  • Ouvir pouco e falar demais.
  • Não conhecer o que vende, nem o mercado e nem o público-alvo.
  • Ignorar a concorrência e o que ela faz.
  • Ser invasivo e pouco cortês.
  • Tratar o cliente como apenas mais um.
  • Demonstrar desmotivação ou desinteresse pela venda.
  • Focar-se apenas no preço.
  • Praticar descontos sem planejamento.
  • Desistir diante da primeira objeção.
  • Não realizar um pós-venda eficiente.

Por fim, procure agir no dia a dia sempre com bom humor, receba o cliente com um belo sorriso no rosto e seja educado sempre.

Gostou das dicas sobre o que fazer e não fazer para ser um ótimo vendedor? Fala pra gente!



3 Comentários

  1. Luciana disse:

    Amo sempre as dicas que vcs nos enviam acrescentam bastante no nosso dia-a-dia. Obrigado a todos!

  2. Derlene disse:

    Muito bom receber as dicas de vcs. Sempre aprendo com elas. Obrigada

Deixe o seu comentário!