Blog » Negócios » Dicas para organizar o caixa de uma loja de roupas

Dicas para organizar o caixa de uma loja de roupas


Lidar diariamente com o dinheiro que entra e sai do caixa de uma loja de roupas não é brincadeira, afinal, é uma tarefa que envolve muita atenção no que se refere a conferência de valores e checagem das operações realizadas dentro de cada período.

A primeira vista parece algo simples de se fazer, mas muitos empreendedores e operadores têm muitas dúvidas a respeito desse assunto, pois desejam fazer o fechamento de caixa adequado, sem que haja divergências no saldo obtido.

organizar o caixa de uma loja

Para não ter erro, é necessário seguir alguns passos de rotina que vão desde a abertura do caixa, registro e conferência de valores até o fechamento do caixa propriamente dito.

Confira com a gente as melhores dicas para organizar o caixa de uma loja de roupas e ter o resultado exato de todas as movimentações sem maiores problemas!

Abertura do caixa

No momento que você for fazer a abertura do caixa da sua loja de roupas, dê entrada no valor inicial do fundo de troco ou valor de encaixe.

Trata-se de uma quantia em cédulas e moedas que serve para dar troco aos clientes e efetuar o pagamento de eventuais despesas que podem surgir ao longo do dia.

Registro de valores (entradas e saídas)

Além de registrar o fundo de reserva e de troco, registre também toda e qualquer entrada e saída de dinheiro, por menor que seja.

Se você ainda estiver fazendo o controle manual do caixa, anote detalhadamente cada operação e junte todos os comprovantes existentes. Essa é uma forma excelente de organizar o caixa de uma loja de roupas!

Agora, se você já conta com um software de gestão financeira, lance cada movimentação no sistema e guarde todos os comprovantes relacionados a elas. Ao final do dia, o sistema fará automaticamente os cálculos de todas as operações, sem erro.

Reforço de caixa

Muitas vezes o caixa da sua loja de roupas precisará de um reforço financeiro, o conhecido suprimento de troco.

Para tudo sair dentro do previsto, nunca deixe de registrar a entrada desses novos recursos, caso contrário, você terá sérios problemas na hora de fechar seu caixa.

Esse processo pode ocorrer várias vezes ao longo do dia, principalmente quando a sua loja estiver movimentada, recebendo novos clientes a todo o momento. Por isso, fique atento e não vacile nesse quesito!

Separação de documentos (comprovantes)

De modo a facilitar a análise, conferência e fechamento do caixa no final do expediente, vale muito a pena utilizar a tática de separação de documentos. Isso pode ser feito da seguinte forma:

  • Comprovantes de venda com cartão de débito;
  • Comprovantes de venda com cartão de crédito;
  • Cheques a vista;
  • Cheques pré-datados;
  • Crediário da própria loja (se houver).

Importante: lembre-se de separar as transações feitas com cartão de crédito e débito de acordo com a bandeira, visto que a contabilidade da sua loja terá que fazer esse registro no Livro Caixa e em outros controles financeiros.

Caso utilize um software de gestão, essa separação será feita automaticamente no relatório de fechamento de caixa, o que pode facilitar e muito a sua vida na hora de organizar o caixa da sua loja de roupas.

Conferência de valores e fechamento de caixa

Para fazer o controle de caixa da forma mais correta possível, é fundamental que você conte os valores separadamente (por tipo de movimentação), como por exemplo: dinheiro (moedas e notas), cheques à vista e pré-datados, boletos, cartões de crédito e débito, vales para funcionários, pagamento de despesas diversas, entre outras.

É claro que no decorrer do processo (durante a conferência de valores) podem surgir algumas divergências causadas por diversos fatores, como a falta de registro de alguma transação, troca de mercadorias sem dar baixa, troco errado e por aí vai.

Por isso, redobre a sua atenção quanto às ações de abertura e registro de movimentação no caixa da sua loja. Evite ter dor de cabeça com erros que podem ser evitados!

Super dica: para minimizar ou evitar que erros aconteçam com frequência, o ideal é que o fechamento de caixa ocorra sempre no final de cada expediente e na troca de operadores.

A importância de um software de gestão

Um software integrado de gestão (ERP) pode te ajudar bastante a organizar o caixa de sua loja de roupas, sabia?

Ele pode ser responsável por controlar de forma eficiente todas as movimentações financeiras da sua loja, tornando o fechamento do caixa automatizado e proporcionando a você muito mais tempo livre para cuidar de outras atividades ligadas ao seu negócio.

Além disso, através dele, é possível emitir relatórios mais seguros, que visam facilitar a conferência de dados. Isso é tudo que você precisa, não é mesmo?

Se você ainda não utiliza um software de gestão na sua loja de roupas, está mais do que na hora de experimentar. Faça o bom uso da tecnologia e tenha mais tempo para criar estratégias de crescimento para o seu negócio!

Como anda a organização do caixa de sua loja de roupas? Compartilhe com a gente suas experiências do dia a dia e confira nossos posts com mais dicas para lojistas clicando aqui. 



0 Comentários

Deixe o seu comentário!