Blog » Negócios » Empoderamento feminino no mercado de trabalho

Empoderamento feminino no mercado de trabalho


Nos últimos anos, as mulheres têm conquistado maior espaço no mercado de trabalho e atualmente cerca de 30% de todos os negócios privados do mundo são liderados ou idealizados por mulheres. As mulheres empreendedoras estão passando por um processo de valorização, em que habilidades que antes eram consideradas tarefas masculinas, começam a aparecer também em figuras femininas de liderança.

empoderamento mercado trabalho

Antigamente, a mulher entrava no mundo dos negócios como empreendedora, muitas vezes, por necessidade para ajudar a complementar a renda familiar e existia um preconceito muito maior do que o enfrentado hoje sobre a capacidade da mulher de estar à frente das responsabilidades de uma empresa, sobre sua liderança com os executivos, principalmente masculinos, e a capacidade de gerar resultados positivos para a empresa.

Hoje vemos uma situação um pouco diferente: a mulher brasileira ocupa cada vez mais espaço no mercado de trabalho, provando sua capacidade de empreender e liderar grandes equipes. De forma direta, o perfil multifacetado, equilibrado e racional da mulher de hoje contribuiu para sua capacitação de assumir riscos e, de forma indireta, a globalização, a evolução da tecnologia e do mundo digital sem barreiras também contribuiu para essa mudança de comportamento.

Segue abaixo algumas dicas que farão você ter mais força para encarar os desafios e inspirar e impulsionar mais mulheres a terem o seu próprio negócio de sucesso:

Inspire confiança

Com a grave crise econômica no Brasil, há uma desconfiança muito grande no mercado brasileiro, então a empreendedora, mais do que nunca, precisa passar confiança e transparência aos seus clientes: cumprir prazos, não alterar preços já combinados, prestar o máximo de assessoria possível, que são alguns dos itens necessários para alcançar o sucesso nos negócios.

Estilo de vida

O estilo de vida da empreendedora costuma deixar de lado hábitos essenciais como uma boa noite de sono e boa alimentação. Arranje um tempo para tal, pois se você se sentir bem, vai transparecer estar bem e consequentemente trará mais confiança a si mesma, o que valorizará os negócios.

Lado profissional x lado pessoal

É necessário dividir e valorizar seu tempo em todas as atividades que exercer. Se estiver no trabalho, foque toda sua atenção nos seus afazeres e quando estiver em casa, foque 100% nas suas companhias e nas horas de lazer, isso se chama tempo de qualidade. Você renderá mais no trabalho e também terá mais momentos de prazer em casa.

mercado de trabalho feminino

Todo momento é um ótimo momento

Essa frase por si só já diz tudo, então aproveite cada momento, bom ou ruim, e tire proveito de todas as situações. Isso é ser uma mulher poderosa, que enfrentará os desafios que encontrar sem perder a postura.

Não mude para agradar os outros

Defenda seus valores! Isso fará com que as pessoas te respeitem mais, por isso é importante saber exatamente quem você é e viver de suas próprias convicções.

Abrace o feminismo

Ser feminista é diferente de ser sexista. Vamos entender rapidamente o significado de cada uma delas, pois a palavra feminista adquiriu um significado pejorativo nesses últimos tempos. Ser feminista é lutar por igualdade de gênero, é defender aquilo que acredita por você e por todas as mulheres. Ser sexista é privilegiar determinado gênero ou orientação sexual em detrimento de outro gênero, e isso é bem ao contrário de tudo o que discutimos aqui nesse post, certo?

Ser uma mulher de liderança é sinônimo de desafio, pois conta ainda com o problema da questão de gênero que ainda existe nos dias de hoje. Esse assunto ainda é e será muito discutido para que possamos fazer a diferença nesse mundo. Portanto, faça acontecer! Lugar de mulher é nos negócios sim!

(Imagens: Reprodução)



0 Comentários

Deixe o seu comentário!