Blog » Negócios » Faça a sua empresa ir além dos dois primeiros anos – Parte II

Faça a sua empresa ir além dos dois primeiros anos – Parte II


Os dois primeiros anos de funcionamento da sua loja são essenciais para que ele não feche. Na Parte I deste texto explicamos o cenário que leva alguns empreendimentos a fechar neste período e apontamos alguns aspectos que devem ser levados em conta para evitá-lo.

Vamos agora ver mais alguns fatores que não podem ser esquecidos.

 

Marketing

Conheça as mais diversas estratégias de marketing e aplique aquelas que mais se adéquam a sua loja, para não depender somente do boca a boca ente amigos e conhecidos. Panfletos, cartazes, e-mails e mídias sociais são igualmente válidos, mas devem ser usados (ou não) corretamente.

03

Inovação

Muitos acreditam que inovação é algo que só tem a ver com o ramo de tecnologia, mas este conceito envolve também processos como orçamento, logística e sustentabilidade. Todos esses aspectos exigem avaliações e renovações constantes, pois estudos, práticas e funcionalidades mudam e podem fazer a diferença em sua loja.

 

Capacitação

O mercado de venda de roupas muda constantemente, seja devido a fatores econômicos ou por tendências da moda. Por isso, a busca por informações e por cursos na área deve ser constante, tanto pela aquisição de conhecimento técnico quando pela troca de experiências com outros empreendedores. Existem opções para todos os perfis de negócios e orçamentos, inclusive no site do Sebrae há diversas informações para empreendedores, então não há desculpa para não continuar se aprimorando!

02Consumidor

Com a volta do comércio de bairro e o crescimento do comércio online, o consumidor tem cada vez mais opções de compra e está mais exigente. Conhecer o seu cliente é ideal para atender aos seus desejos de maneira mais rápida e fidelizá-lo. Pesquisa, atendimento cuidadoso e pós-venda eficiente são os caminhos certos para conhecer e manter seus clientes.

 

Saúde Financeira

Quanto melhor você cuidar da saúde financeira da sua empresa, menores são as chances de que crises externas afetem seus negócios. O mais importante aqui é não misturar o dinheiro do seu negócio com suas finanças pessoais, manter registro de tudo e estar constantemente informado.

Este breve resumo não esgota todas as questões de um bom gerenciamento do próprio negócio, mas traz as bases para que ele siga de maneira relativamente segura enquanto você se aprofunda em busca de melhorias e soluções!

01

(Imagens: Reprodução)



0 Comentários

Deixe o seu comentário!