Para você que é empreendedora, realizar três ou mais tarefas ao mesmo tempo é sinônimo de produtividade? Talvez seja a hora de rever seus conceitos e considerar o problema de ser multitarefa…
O fato de você ter uma quantidade maior de responsabilidades e realizar muitas tarefas simultaneamente não significa necessariamente que você seja uma pessoa produtiva e eficiente.
O que podemos perceber é que, de uma maneira geral, o profissional que lida com muitas tarefas tende a sacrificar consideravelmente a qualidade do seu trabalho e acaba por sofrer uma série de efeitos negativos em seu cotidiano.
Vamos conhecer alguns dos problemas relacionados a ser uma profissional multitarefa em seu negócio:
Se as suas atribuições precisam de sua máxima atenção, a multitarefa pode manter a sua atenção tão dividida que você verá prejudicada a sua capacidade de decidir o que realizar primeiro e definir prioridades, mesmo que tenha um cronograma bastante claro.
A multitarefa em excesso pode culminar em distrações e prejudicar a habilidade de se concentrar realmente naquilo que precisa ser feito. Além disso, pode ocasionar episódios rápidos de confusão e bloqueio mental, que prejudicam a lembrança de informações corriqueiras e a capacidade criativa, além de interferir no ritmo de trabalho e na produtividade.
Quanto mais pratos tiver que equilibrar, maiores serão as chances de você perder a paciência facilmente e se descontrolar emocionalmente. É possível que você comece a se sentir irritada e frustrada sem razão aparente e não consiga trabalhar todos os aspectos necessários de um determinado projeto com cuidado e agilidade.
Ao acordar, você pode começar a se sentir demasiadamente cansada, isso certamente pelo acúmulo de informações que você precisa processar ao longo do dia e também pela quantidade excessiva de tarefas que estão sob sua responsabilidade. Chega o momento em que tanto o corpo quanto a mente travam, gerando uma aparente ineficiência e baixo desempenho.
O universo multitarefa pode afetar a forma como você interage com as outras pessoas no ambiente de trabalho. Se você está sempre preocupada com as inúmeras tarefas que precisa fazer, a aproximação de outras pessoas pode se tornar um obstáculo à execução de suas atividades diárias e você passa a se sentir extremamente incomodada ao ser interrompida, questionada ou solicitada.
Você pode começar a perceber que está agindo como um robô programado para trabalhar incessantemente e no final do dia você se sente morta e com o raciocínio visivelmente comprometido.
Agora, se não tiver jeito e você tiver que realmente lidar com muitas responsabilidades e tarefas no seu negócio, fique de olho nessas dicas:
Se possível busque ajuda profissional, como por exemplo um especialista em coaching, para aprender a gerir melhor o seu negócio e lidar melhor com o problema de ser multitarefa.
(Imagens: Reprodução)
Estou amando as dicas estava passando por essas situações!
Que bom que conseguimos ajudar, Lu!
Fique ligada que sempre postamos dicas para empreendedoras 😉
Um abraço!