Blog » Negócios » O problema de ser multitarefa no seu negócio

O problema de ser multitarefa no seu negócio


Para você que é empreendedora, realizar três ou mais tarefas ao mesmo tempo é sinônimo de produtividade? Talvez seja a hora de rever seus conceitos e considerar o problema de ser multitarefa…

O fato de você ter uma quantidade maior de responsabilidades e realizar muitas tarefas simultaneamente não significa necessariamente que você seja uma pessoa produtiva e eficiente.

o problema de ser multitarefa

O que podemos perceber é que, de uma maneira geral, o profissional que lida com muitas tarefas tende a sacrificar consideravelmente a qualidade do seu trabalho e acaba por sofrer uma série de efeitos negativos em seu cotidiano.

Vamos conhecer alguns dos problemas relacionados a ser uma profissional multitarefa em seu negócio:

Redução da capacidade de tomada de decisão

Se as suas atribuições precisam de sua máxima atenção, a multitarefa pode manter a sua atenção tão dividida que você verá prejudicada a sua capacidade de decidir o que realizar primeiro e definir prioridades, mesmo que tenha um cronograma bastante claro.

Pequenos e médios lapsos de memória e raciocínio

A multitarefa em excesso pode culminar em distrações e prejudicar a habilidade de se concentrar realmente naquilo que precisa ser feito.  Além disso, pode ocasionar episódios rápidos de confusão e bloqueio mental, que prejudicam a lembrança de informações corriqueiras e a capacidade criativa, além de interferir no ritmo de trabalho e na produtividade.

Impaciência e descontrole emocional

Quanto mais pratos tiver que equilibrar, maiores serão as chances de você perder a paciência facilmente e se descontrolar emocionalmente. É possível que você comece a se sentir irritada e frustrada sem razão aparente e não consiga trabalhar todos os aspectos necessários de um determinado projeto com cuidado e agilidade.

Esgotamento físico e mental

Ao acordar, você pode começar a se sentir demasiadamente cansada, isso certamente pelo acúmulo de informações que você precisa processar ao longo do dia e também pela quantidade excessiva de tarefas que estão sob sua responsabilidade. Chega o momento em que tanto o corpo quanto a mente travam, gerando uma aparente ineficiência e baixo desempenho.

Dificuldades de interação social

O universo multitarefa pode afetar a forma como você interage com as outras pessoas no ambiente de trabalho. Se você está sempre preocupada com as inúmeras tarefas que precisa fazer, a aproximação de outras pessoas pode se tornar um obstáculo à execução de suas atividades diárias e você passa a se sentir extremamente incomodada ao ser interrompida, questionada ou solicitada.

multitarefa não é bom

Efeito zumbi

Você pode começar a perceber que está agindo como um robô programado para trabalhar incessantemente e no final do dia você se sente morta e com o raciocínio visivelmente comprometido.

Agora, se não tiver jeito e você tiver que realmente lidar com muitas responsabilidades e tarefas no seu negócio, fique de olho nessas dicas:

  • Liste todas as tarefas que precisará realizar um dia antes da sua execução.
  • Estime o tempo de execução das tarefas diárias.
  • Aprenda a priorizar e decidir a ordem da realização das tarefas.
  • Saiba identificar as tarefas e projetos que podem esperar um pouco mais para serem executados.
  • Em vez de fazer todas as coisas ao mesmo tempo, procure juntar as tarefas em lotes, por similaridade. Assim você conseguirá gerenciar melhor seu tempo, sem sacrificar a qualidade do seu trabalho.
  • Compartilhe tarefas com os sócios e funcionários, afinal ninguém constrói nada sozinho. A ajuda das pessoas ao ser redor é de extrema importância!
  • Estabeleça alguns intervalos para poder respirar um pouco, tomar um café, uma água e se distrair com algo que não esteja relacionado com o seu trabalho. Você verá que retornará as suas atividades com a mente mais leve e equilibrada.

Se possível busque ajuda profissional, como por exemplo um especialista em coaching, para aprender a gerir melhor o seu negócio e lidar melhor com o problema de ser multitarefa.

(Imagens: Reprodução)



2 Comentários

  1. Luciana disse:

    Estou amando as dicas estava passando por essas situações!

Deixe o seu comentário!