Blog » Negócios » O que fazer quando você tem que se ausentar do seu negócio?

O que fazer quando você tem que se ausentar do seu negócio?


A presença do empreendedor em seu próprio negócio é muito importante, porque é a melhor forma de acompanhar o andamento da loja dia após dia. Porém, existem situações em que o empreendedor precisa se ausentar e a dúvida é: o que fazer?

como cuidar de uma loja

Saiba o que fazer quando você tem que se ausentar do seu negócio.

Prepare a sua equipe

Quando o empresário precisa se ausentar do seu negócio (seja qual for o motivo), o ideal é que a sua equipe seja treinada para este tipo de situação, pois é assim que a sua empresa mantém o seu andamento mesmo sem a sua presença.

Passe todas as informações aos seus funcionários e, principalmente, faça com que eles entendam de verdade qual a missão e os valores da sua empresa. Tendo isso em mente, a sua empresa irá funcionar de acordo com os seus valores e com as suas metas, mesmo que você esteja ausente.

Treine um líder

treinamento lideres

Para que a sua ausência não gere prejuízos ao seu negócio é preciso que você tenha alguém de confiança dentro da sua empresa, uma pessoa que poderá liderar a sua equipe de acordo com os seus princípios.

O melhor é prevenir. Por isso, invista no treinamento de um funcionário de confiança, pois, desta forma, em situações emergenciais onde você precisará se ausentar, ele estará treinado, apto para manter a empresa em andamento e principalmente a tomar decisões e resolver problemas.

Dê autonomia

Não adianta treinar um funcionário para ser um líder se você não lhe der autonomia para tomar decisões e para solucionar possíveis problemas. Se você não confia o suficiente no seu funcionário, ele não está apto para ser o seu líder quando você estiver ausente.

A imagem que você passa faz a diferença

Antes de se ausentar é importante refletir sobre a imagem que você passa para os seus funcionários. Você passa uma imagem de autoridade e de respeito? É importante que um empresário tenha o respeito dos seus funcionários, pois esta percepção que fará com que os seus funcionários queiram dar o seu melhor enquanto você estiver ausente e se esforçarão para que o negócio continue em pleno funcionamento.

dicas de vendas

A presença do empreendedor é muito importante na empresa, porém também é importante se preparar para situações em que a sua ausência é necessária.

(Imagens: Reprodução)



3 Comentários

  1. Sueli Catto Wolf disse:

    Dicas maravilhosas.

  2. EDILEIA disse:

    boa noite achei ótimo a dica como fazer se preciso se alsenta do seu negocio muito bom.

  3. Sandra Vasconcelos disse:

    Tenho aprendido muito com as Dicas que vocês nos passam.
    Obrigado por se preocuparem com o nosso crescimento.

Deixe o seu comentário!