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O que você nunca pode falar para suas clientes


Um bom vendedor, além de ter habilidades técnicas e um grande poder de convencimento, deve ter um cuidado especial com as palavras, pois elas têm a capacidade de enaltecer e agradar, mas também podem causar uma má impressão, constranger e serem mal interpretadas pelas clientes.

Além disso, palavras e expressões inadequadas podem fazer sua loja perder vendas e prejudicar sua relação com o consumidor, que também é uma grande fonte de indicação para novos clientes que ainda não conhecem seu negócio.

Dada a importância de se ter uma comunicação assertiva, você e seus vendedores devem saber muito bem o que falar e como falar com suas clientes e, para deixar isso bem claro, selecionamos algumas expressões que devem estar fora do seu vocabulário para sempre.

O que você nunca pode falar para suas clientes

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“Acho que esse produto é perfeito para seu orçamento”

Mesmo que suas clientes digam que seu orçamento é “X”, você não deve deixar de mostrar produtos com o valor mais elevado, pois isso pode causar desconforto no cliente, que pode entender que você o considera incapaz de comprar determinados produtos da loja. Portanto, apresente os produtos baseando-se nas necessidades das clientes e não simplesmente pelo preço.

Sugerimos que diga:

– “Acredito que esse produto se encaixa muito bem aquilo que está procurando.”

– “Tenho algumas opções que podem te agradar.”

“Eu não sei”

Você pode até não dominar tudo que se refere ao seu trabalho como vendedor, mas isso é perfeitamente compreensível. O que não é de jeito nenhum aceitável é que você não procure ajudar o cliente buscando auxílio de uma pessoa mais experiente, afinal, o cliente deseja (no mínimo) que você se interesse em encontrar uma solução para seu problema.

Sugerimos que diga:

– “Essa é uma excelente pergunta. Deixe-me buscar essa informação e já retorno, tudo bem?”

– “Preciso confirmar algumas informações antes de lhe dar essa resposta. Você pode aguardar um instante?”

“Você está errado”

É inadmissível que você acuse, julgue e corrija rispidamente suas clientes na hora do atendimento. Mesmo que elas estejam erradas ou equivocadas com alguma questão, você não deve tratá-la com arrogância e demonstrar superioridade.

Sugerimos que diga:

– “Eu entendo o que está me dizendo, mas acho que não soube me expressar direito. Me permite explicar melhor?

“É só isso?”

Essa é uma frase bastante usada no final da venda, mas não é a mais adequada, pois pode eliminar a possibilidade de você efetuar vendas adicionais. Além disso, para algumas clientes pode parecer que você está com pressa e deseja que elas saiam da loja o mais rápido possível.

Sugerimos que diga:

– “Deixe-me mostrar este outro produto. Pode ser que você se interesse, pois combina muito bem com esse que você está levando.”

“Se o produto não está por aqui, é porque não o tenho.”

Infelizmente essa é uma resposta comum que um vendedor dá aos clientes. Depois de tamanha “delicadeza”, diante da sua impaciência, é claro que as clientes vão procurar um estabelecimento com profissionais muito mais preparados, não é mesmo?

Sugerimos que você diga:

– “Deixe-me ver se consigo encontrar o produto que está procurando. Se eu não encontrar, irei ao estoque para ver se ainda temos.”

Evite essas expressões para melhorar o processo de vendas e ofereça o melhor atendimento para suas clientes sempre!

(Imagens: Reprodução)



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