Quem teve que contratar funcionários temporários para o final de ano ou em qualquer outra ocasião, sabe como pode ser difícil encontrar a pessoa ideal para ajudar em sua loja.
Afinal, pequenas empreendedoras muitas vezes não têm toda a estrutura de um RH de empresa grande e o que acontece quase todas as vezes é que a própria dona da loja acaba tendo que entrevistar e selecionar os candidatos para a vaga de vendedor.
Mas como fazer isso da melhor maneira? Como garantir que você irá encontrar os melhores colaboradores?
Nada mais útil para quebrar a tensão e conhecer a história dos candidatos e um pouco mais sobre suas origens, preferências e hábitos do que pedir para todos eles se apresentarem.
Dessa forma, você também consegue analisar a habilidade de falar em público de cada um.
Uma ótima forma de avaliar se o candidato sabe lidar com outras pessoas e trabalhar em equipe.
Afinal, para trabalhar numa loja de roupas e lidar com o público essas são habilidades necessárias.
Nessa dinâmica, o objetivo é criar alguma situação que seja um problema e verificar a criatividade do candidato para resolvê-la.
Afinal, um funcionário de uma loja de roupas, lidando com o público, sempre passará por situações em que precisa resolver um problema da melhor forma possível.
Lembre-se de que as dinâmicas só são úteis quando há um grande número de candidatos. Por isso, sempre que houver um grupo maior que 5 ou 6 pessoas interessadas na vaga, é interessante pensar numa dinâmica.
Se há menos candidatos, prossiga apenas com entrevistas normais e uma conversa para conhecer suas habilidades e experiências anteriores.
Porém, fazendo dinâmica ou não, saiba que ela não substitui uma conversa particular com cada candidato.
Para avaliar o desempenho de cada um, analise como o candidato lidou com as situações ao longo da atividade, e não somente o resultado final. Veja como ele lida com stress, trabalho em grupo, decisões rápidas e o que mais for necessário que ele tenha no perfil para trabalhar em sua loja.
Boa sorte!