Blog » Negócios » Quais os papéis que seus clientes assumem?

Quais os papéis que seus clientes assumem?


Compreender o comportamento de suas clientes é essencial para a finalização de uma compra. Mas como podemos conhecer alguém que acabou de entrar nossa loja? O básico é saber observar e ouvir. Só isso já aumenta muito as chances de indicarmos às nossas consumidoras exatamente aquilo que elas desejam.

Mas podemos ir além disso! Todas as pessoas que entram em uma loja costumam desempenhar algum papel que nos permite traçar um perfil e atendê-la de maneira mais adequada. Além disso, alguns papéis são exercidos até mesmo quando não estão fisicamente conosco. É uma técnica simples e que pode fazer muita diferença no seu dia a dia.

Vamos então conhecer os papéis que os consumidores costumam exercer?

Iniciador

É a pessoas que inicia o processo de compra, manifestando seu desejo ou necessidade. Uma mãe com uma filha passa em frente à vitrine e a menina comenta ou aponta uma peça que gostou. Aqui a filha teve o papel de iniciadora.

cliente-01

Influenciador

Palavra muito na moda por causa de celebridades em redes sociais, define alguém cuja opinião é importante para os consumidores em geral. Um influenciador indica lojas, peças e preços. Sempre que compramos ou usamos algo e damos a nossa opinião, estamos sendo influenciadores.

Decisor

No exemplo acima, a filha gostou de roupa que viu, mas quem decide se a compra vai ser feita ou não é a mãe. Nesse caso, ela tem o papel de decisor. É essencial que identifiquemos logo quem é o decisor em uma compra, pois é com ele que a negociação será fechada de fato.

cliente-02

Usuário

Este é quem efetivamente usa a roupa que você vende. Possui um papel muito parecido com o do influenciador, e é para ele que toda a sua publicidade deve ser dirigida.

É muito importante ter em mente de que esses papéis muitas vezes são exercidos pela mesma pessoa, inclusive ao mesmo tempo. Conhecendo seu público-alvo será possível entender quem exerce qual papel e em qual momento e assim não somente aumentar suas vendas, mas ter clientes fiéis e que divulguem sua loja!

cliente-03

(Imagens: Reprodução)



0 Comentários

Deixe o seu comentário!