Blog » Negócios » Saiba que conselhos seguir

Saiba que conselhos seguir


Todo empreendedor tem seus momentos de dúvida, situações não previstas ou tomadas de decisões importantes. Nessas horas, é comum pedir a opinião de pessoas próximas, de confiança. Também é comum que amigos e parentes queiram dar opiniões sobe nossos negócios, mesmo quando não solicitamos.

É sempre importante ter este tipo de retorno, mas é sempre bom frisar que nem tudo o que ouvimos precisa ser seguido. Outro aspecto que devemos levar e consideração é se realmente estamos à procura de novos pontos de vista ou se somente queremos reforçar uma opinião já formada. Por mais que seja útil ouvir as mais diversas opiniões, o excesso delas pode mais atrapalhar do que ajudar.

Muito se fala em imparcialidade quando vamos discutir negócios, mas é difícil separar emocional do racional quando estamos envolvidos em nosso próprio negócio. Mesmo assim, isso não é desculpa para não buscar um mínimo de afastamento emocional e evitar decisões tomadas somente pela emoção. Em casos assim, uma segunda opinião pode ajudar a ver tudo de forma mais racional.

conselho1
Analise a ajuda de um profissional

No mercado de trabalho existem as figuras dos conselheiros, consultores e coaches, que são literalmente profissionais pagos para analisar situações e emitir opiniões sobre as mesmas. Caso contrate um serviço deste tipo, jamais assuma que eles são melhores que você que sabem mais sobre seu negócio. Eles possuem experiência comprovada e devem dar suas opiniões baseadas em evidências empíricas, mas a decisão final é sua.

A grande vantagem deste tipo de profissional é que, por ele não possuir laços pessoais com as pessoas a quem aconselha, pode abordar aspectos que pessoas próximas não conseguem. Por outro lado, se um conselheiro é remunerado pelo sucesso de suas opiniões, pode estar mais preocupado em defender os seus próprios interesses ao invés dos da empresa.

Algumas vezes os conselheiros podem não apontar soluções, mas acabam por ajudar a organizar nossos pensamentos de modo a que possamos resolver algum dilema sozinhos. Pode parecer pouco, mas na verdade mostra que o profissional está usando seus conhecimentos para nos capacitar ao invés de nos manter eternamente dependentes de seus conselhos.

conselho2
Dê valor a sua intuição

Além de ajuda profissional, é importante aprender a ouvir os próprios instintos. Nossa intuição é baseada em tudo o que vivemos ao longo de nossas vidas. Tudo isso fica guardado em nosso subconsciente e pode se manifestar como uma sensação diante de alguma decisão.

O segredo da intuição é refletir com calma sobre a sensação, tentando assim entendê-la ao invés de agir de maneira automática. Para isso é importante ter um tempo e um espaço para poder fazer isso sozinho.

Seja sozinho em seus pensamentos, contando com os conselhos de amigos ou de profissionais, jamais se esqueça de que o empreendimento é seu. Tome as suas decisões levando em conta quantas opiniões achar necessário, mas a decisão final cabe somente a você.



1 Comentário

  1. gilvan GR Moda Fashion disse:

    Adorei este post, precisamos tomar decisões a todo momento, em casa, no trabalho, nos negócios, e sempre bem vindo artigos como este.

Deixe o seu comentário!